Colocando aparelho: passo a passo de como funciona o tratamento
O uso de aparelho ortodôntico é de extrema importância, mas deve ser realizado com cautela, e sempre com o acompanhamento de um especialista.
Mais do que estética ou simplesmente vaidade, colocar aparelho trata-se de uma questão de saúde. O aparelho ortodôntico desempenha uma função muito importante na saúde bucal, e por isso, é recomendável ir regularmente ao dentista, para que tudo seja analisado e tenha um acompanhamento de um especialista. Mastigação, respiração e elocução, por exemplo, são funções que, quando a carga arcada está com algum tipo de deficiência, podem ser facilmente prejudicadas.
Afinal, quem deve colocar aparelho?
- Intraceptivos: o tratamento tem por objetivo interromper processos de má-oclusão, com a intenção de evitar complicações pontuais e eliminar as causas da problema;
- Preventivos: a finalidade deste procedimento é evitar a má-oclusão, ou seja, prevenir a falta de encaixe perfeito entre as arcadas dentárias, que quando não formada corretamente, acaba prejudicando o desenvolvimento dos dentes;
- Pré-protéticos: movimentar alguns dentes e proporcionar a confecção de próteses e implantes é a meta desse procedimento;
- Corretivos: Com a má-oclusão já instaurada, colocando o aparelho, o propósito desse procedimento é tratar o problema com o auxílio de aparelhos mais complexos;
- Orto-cirúrgicos: Problemas mais graves relacionados a má-oclusão, com relação a alteração na base óssea, correspondem a esse tipo de tratamento que, colocando aparelho, podem ser facilmente ajustados.
5 sinais que podem indicar que você precisa colocar aparelho
- Dentes apinhados;
- Mordida profunda;
- Mordida aberta;
- Mordida topo a topo;
- Mandíbula desalinhada;
Apresentar esses sinais, não é uma regra que determine a necessidade desse tipo de tratamento. Mas, são sinalizações de que você deve procurar um especialista, para que assim, seja possível realizar exames e obter o diagnóstico correto.
Principais cuidados
Colocando aparelho, é necessário ter alguns cuidados também, como por exemplo, higienização nos fios, manutenção constante ou adotar o hábito de exames e limpezas na área bucal. Dessa forma, é possível evitar que, colocando aparelho, problemas bucais possam surgir. A colocação de aparelho sem necessidade e com a ausência de um profissional pode trazer graves problemas de saúde, como por exemplo, a perda de dentes, retração de gengiva, repercussões ósseas, alergias, entre outros tipos de deficiência.
É muito importante que todo o acompanhamento seja feito por um profissional especializado, para que assim, futuramente possa ser evitado qualquer tipo de complicação nos seus dentes.