Como funciona o plano de saúde empresarial?
De forma resumida, um plano de saúde empresarial é um benefício coletivo, pelo qual a empresa contrata planos de saúde para todos seus funcionários, em alguns casos, o plano de saúde empresarial também pode abranger os familiares e dependentes do funcionário. Um dos principais benefícios dessa modalidade é que seu preço costuma ser mais vantajoso do que o do plano individual.
No geral, o plano de saúde empresarial, seja ele médico, odontológico ou ambos, também apresenta uma extensa rede de atendimento, que conta com diferentes centros médicos, laboratórios e profissionais especializados para atender e suprir todas as necessidades de seus funcionários.
Como contratar este plano?
Antes de qualquer coisa, é preciso se atentar ao fato de que as operadoras de saúde exigem uma quantidade mínima de funcionários para realização de um convênio empresarial, essa quantidade varia, geralmente, de duas até cinco pessoas. Depois de contratar um plano de saúde empresarial, também é preciso se atentar ao prazo de implementação de contrato, que pode durar até quinze dias.
A primeira coisa que o empregador precisa ter em mãos, para contratar um plano de saúde empresarial, é de alguns documentos básico como:
- Contrato social ou Certificado de Micro Empreendedor Individual (MEI);
- Relação do Fundo de Garantia (FGTS);
- Comprovante de endereço da empresa;
- RG e CPF do funcionários;
- Comprovante de residência dos funcionários;
- E em casos de dependentes, certidão de nascimento e/ou casamento.
Depois de verificar o preço do plano de saúde empresarial, a carência é, sem dúvida, um dos fatores mais exigidos pelo empregador. Mas para obter a carência zero, tão reivindicada nesta modalidade, também é preciso se atentar alguns detalhes. Geralmente, para que o empregador consiga carência zero em plano de saúde empresarial, é preciso que a sua empresa tenha, pelo menos, trinta funcionários dispostos a aderir ao convênio. Mas é claro que a quantidade de funcionários varia, conforme a operadora contratada. Vale lembrar que, no caso do pacientes possuírem doenças pré existentes, elas não entram no conta do período de carência ou seja, neste caso, a carência contratual sendo de até vinte e quatro meses para doenças ou lesões pré existentes.
Como funciona o reajuste do plano empresarial?
Todo plano de saúde empresarial tem reajuste anual, este reajuste acontece, em via de regra, na "data de aniversário do contrato". Em outras palavras, depois de um ano que o contrato foi firmado pela partes, ele sofrerá um reajuste de preço. Este reajuste será de acordo com a utilização da empresa, ou seja, se os funcionários do plano de saúde empresarial fazem muitos procedimentos como cirurgias, internações e exames de alta complexidade, a tendência é que o reajuste seja maior e, assim, proporcionalmente.
Mas não se preocupe! As operadoras de saúde são obrigadas a notificar as empresas, antes do contrato completar um ano, dizendo qual sera o percentual de reajuste e como ele foi calculado. Assim, a empresa contrante terá tempo de decidir se vai continuar com o plano de saúde empresarial firmado ou não, levando em conta fatores como anseios e necessidades.